São considerados 10 transtornos de acordo com o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais):

-Transtorno de insônia: dificuldade em iniciar, manter ou despertar precoce.

-Transtorno de hipersonolência: caracterizado por sonolência excessiva apesar do período do sono durar no mínimo 7 horas, ocorrendo no mínimo três vezes por semana com duração mínima de três meses.

-Narcolepsia: a pessoa com este transtorno tem uma necessidade irresistível de dormir, cair no sono ou cochilar no mesmo dia. Esses períodos de sono devem ocorrer três vezes na semana por pelo menos três meses. Podem apresentar episódios breves de cataplexia (perda do tônus muscular), com manutenção da consciência, precipitados frente a risadas ou brincadeiras. Além disso, podem apresentar deficiência de hipocretina e alterações da polissonografia.

 -Transtorno do sono relacionado a respiração: a gravidade da doença é medida pela contagem de apnéias ou hipopnéias por hora de sono. Tudo isso gera fragmentações do sono, com prejuízos na capacidade atencional e executiva durante o dia.

-Transtorno do sono-vigília do ritmo circadiano: padrão persistente ou recorrente de interrupção do sono, devido principalmente a alteração do ritmo circadiano de sono, ou , desequilíbrio entre o ritmo de sono endógeno e os horários de sono-vigília (impostos pelos horários do ambiente físico, social ou profissional).

-Transtorno do despertar do sono não REM: caracteriza-se por despertares recorrentes e incompletos, em geral durante o primeiro terço do episódio do sono principal. São caracterizados pela presença de sonambulismo ou terror noturno.

-Transtorno de pesadelo.

-Transtorno comportamental do sono REM: episódios repetitivos de despertar durante o sono associado a vocalizações e/ou comportamentos complexos (que se iniciam mais de 90 minutos depois do início do sono). A pessoa acorda desses episódios e não apresenta confusão ou desorientação.

-Síndrome das pernas inquietas: caracteriza-se por necessidade de movimentar as pernas, em geral acompanhada por sensações desagradáveis ou desconfortáveis. Essa necessidade de movimentar as pernas é maior no final da tarde ou durante a noite.

-Transtornos do sono induzido por substância/medicamento: alterações do sono decorrentes da intoxicação por alguma substância ou devido a descontinuação da mesma.

abrir chat
Agende sua Consulta!
Olá, visitei seu site e gostaria de agendar uma consulta!