De acordo com o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) tais transtornos compartilham características de medo e ansiedade excessivos, além de perturbações comportamentais.

-Transtorno de Ansiedade de Separação

Medo e ansiedade excessiva diante da separação daqueles com quem o indivíduo tem apego, sendo que tal quadro pode ser acompanhado por: preocupações, recusa em sair ou afastar-se de casa, temor, medo de dormir fora de casa, pesadelos e sintomas somáticos (p.ex.: dores abdominais, cefaléias).

-Fobias Específicas

Medo ou ansiedade decorrente de um objeto ou mesmo uma situação (p.ex.: voar, animais, injeções, etc.). Tais situações fazem com que o indivíduo evite ou suporte tais situações com muito sofrimento.

Alguns Tipos de fobias:

Aracnofobia: medo de aranhas;

Claustrofobia: medo de locais fechados;

Acrofobia: medo de altura;

Glossofobia: medo de falar em público;

Aerofobia: medo de andar de avião;

Zoofobia: medo de animais;

Tripofobia: medo de imagens ou objetos que tenham buraco ou padrões irregulares;

Tropofobia: medo de mudanças;

Nictofobia: medo da noite ou do escuro.

-Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social

Medo ou ansiedade em uma ou mais situações sociais onde o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. As pessoas têm medo de encontrar ou conversar com desconhecidos. Apresentam desconforto quando observadas e temem a crítica alheia. O medo é desproporcional a situação e podem adotar padrões de esquiva diante de tais situações.

-Transtorno de Pânico

Caracteriza-se pela presença de crises de pânico de forma recorrente e inesperada. O ataque de pânico pode ser acompanhado dos seguintes sintomas: palpitações ou taquicardia; sudorese; tremores ou abalos; sensação de falta de ar ou sufocamento; dor ou desconforto torácico; náuseas; sensação de tonturas, vertigens ou desmaios; calafrios ou ondas de calor; formigamentos; medo de perder o controle; medo de morrer; desrealização (sensação de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distante de si mesmo). Após os ataques os pacientes passam a ter medo de novas crises e isso gera apreensão ou preocupações.

-Agorafobia

Medo ou ansiedade a respeito de algumas situações, como: uso de transporte público, espaços abertos, permanência em locais fechados (lojas, cinemas, etc.), receio de permanecer em uma fila ou em meio a multidão. O indivíduo acredita que não pode escapar, ou, que não vai receber auxílio, caso tenha uma crise de pânico ou qualquer outro sintoma desconfortável.

-Transtorno de Ansiedade Generalizada

São pessoas que se preocupam com as mais diversas situações, sendo que tais preocupações são difíceis de serem controladas. A ansiedade ou preocupação está associada há pelo menos três sintomas, como: inquietação ou sensação de nervos a flor da pele, cansaço, dificuldade em se concentrar ou brancos na mente, irritabilidade, tensão muscular e perturbações do sono.

abrir chat
Agende sua Consulta!
Olá, visitei seu site e gostaria de agendar uma consulta!